Plano de ação tributário para 2020 – Como fazer? Passo a passo

plano de ação tributário

Você já planejou como será o ano tributário da sua empresa? O plano de ação tributário é essencial para todos os anos de atuação no mercado e em 2020 não será diferente. O que pode parecer uma tarefa complexa, na verdade não é: com algumas dicas e a ajuda de um contador de confiança, é possível tornar o seu negócio mais enxuto e lucrativo. Veja a seguir o passo a passo!

Passo 1 – Faça uma análise completa de 2019

O primeiro passo é compreender e analisar o desempenho da sua empresa em 2019 e definir o momento em que você se encontra atualmente. Apenas deste modo você poderá estabelecer metas realistas para 2020 e colocar em ação o seu plano de ação tributário.

plano de ação tributário

Faça um balanço financeiro de todas as suas ações em 2019, as pendências que ficaram, os desafios e contingências, o crescimento da sua empresa e todos os detalhes necessários para que você planeje este próximo ano, incluindo o faturamento, os gastos, impostos, lucro, colaboradores, etc.

Passo 2 – Defina os objetivos e metas

Utilizando as informações do passo anterior, definas as metas e objetivos para o seu negócio em 2020. Não há plano de ação tributário sem metas, assim como não se pode caminhar sem um destino definido.

Liste todas as conquistas e atividades que deseja desempenhar em 2020 e as ações que precisa realizar para tirar estas ideias do papel. Uma dica é dividir uma meta anual em metas menores, para ter ganhos contínuos. Faça previsões de crescimento, investimentos e outras demandas importante para a sustentabilidade da empresa. Seja específico e realista!

Passo 3 – Defina o seu plano de ação tributário

Nesta etapa, você poderá desenvolver as ações para alcançar os resultados esperados. É preciso listar os recursos (materiais e imateriais), os prazos, os desafios e fortalezas, um cronograma e todas as atitudes que deve ter para cada setor da empresa.

Fale com o seu contador sobre as especificações tributárias e fiscais para o enquadramento que a sua empresa possui. Mês a mês, defina as obrigações tributárias, os seus custos e metodologias ágeis para lidar com os tributos.

Recolha informações para a base de cálculo, considerando as etapas anteriores. Estas informações devem dizer respeito sobre:

  • Enquadramento tributários e suas obrigações.
  • Faturamento
  • Compras
  • Serviços Tomados pela empresa
  • Despesas Operacionais
  • Margens de lucro por atividade econômica
  • Despesas com Folha de Pagamento
  • Investimento e suas fontes de recursos
  • Quadro Societário

Passo 4 – Projete cenários

É hora de testar e simular o seu plano de ação tributário. Você pode criar cenários para melhorar a sua tomada de decisão. Os cenários devem dizer respeito a:

Exemplos:

  • Receita: Como as mudanças no mercado têm impactado a atuação e o perfil de compra do consumidor.
  • Lucratividade: Como os itens operacionais variam conforme a mudança dos tributos que elevem ou reduzam a lucratividade.
  • Compras: Como as mudanças podem alterar a relação da empresa com os créditos tributários ou as situações de Substituição Tributária ou Diferencial de Alíquotas.
  • Mão de obra: Que impactos você percebe na hora de contratar.
  • Despesas operacionais: Qual o gasto com a mudança para ampliar a produção.

Tenha sempre à disposição um serviço de contabilidade e de recuperação de tributos. Fale com a equipe Torus!

Veja também: 10 dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua empresa

E aí, gostou das dicas sobre plano de ação tributário Deixe um comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Artigos Recomendados